Dia Internacional dos Bombeiros

O Dia Internacional doBombeiro observa-se anualmente a 4 de maio.

A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.

Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de novembro.

Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros. Uma das formas de agradecer aos heroicos bombeiros e de celebrar esta data é usar uma fita azul e vermelha, já que o símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é uma fita azul e vermelha de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de largura, onde o vermelho representa o fogo e o azul a água, sendo que as duas cores são conhecidas mundialmente como representações de serviços de emergência.

Em sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soam-se alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio.

Nesta data a prevenção de incêndios está também em destaque, com a realização de atividades em escolas e comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *